Fórum de eletrônica oficial do blog te1

FABRICAÇÃO DE PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO (PCI).

Offline cauara

  • *
  • 1
  • +0/-0
    • Ver perfil
FABRICAÇÃO DE PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO (PCI).
« Online: 20, Janeiro 2014, 02:20:12 pm »
OLÁ PESSOAL, ESTOU INICIANDO NOS PROJETOS E ELABORAÇÃO DE PLACAS PCI, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUMA NORMA PARA A PRODUÇÃO DELAS EM NÍVEL INDUSTRIAL, SE SIM, ONDE POSSO ENCONTRAR?

Offline luissmaia

  • *
  • 5
  • +2/-0
    • Ver perfil
Re:FABRICAÇÃO DE PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO (PCI).
« Resposta #1 Online: 20, Janeiro 2014, 07:49:25 pm »
Caro amigo:

Em resposta a sua solicitação, passamos a expor abaixo algumas considerações a serem lavadas em
conta no momento da confecção do “layout” com relação ao seu traçado, junto com as
respectivas justificativas, muitas destas considerações são indicadas pelo COBEI (Comitê
Brasileiro de Eletricidade) / ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através da
norma NBR 8188/1983 – Guia de projeto e uso da placa impressa, como soluções para
placa de processamento industrial. O formato e dimensão das ilhas de conexão também
têm uma relativa importância no projeto. O quadro abaixo reúne as principais opções
encontradas sob a forma de símbolos transferíveis. Em placas com certa complexidade,
onde se exige um trabalho profissional, é conveniente desenhar o traçado em escala 2:1.
Dessa forma, aumenta-se a confiabilidade da placa, já que se tornam visíveis todos os
detalhes de interligações, além do aspecto estético, que, apesar de não ser tão
importante, sempre influi no serviço final. De fato, todo projetista, com o tempo, passa a
considerar seu trabalho uma arte. Uma vantagem adicional dessa técnica reside na
eliminação de pequenas falhas (como os defeitos em desenhos a nanquim), que se
tornam imperceptíveis após a redução.



Qualquer coisa siga esse link: (http://pessoal.utfpr.edu.br/illafont/arquivos/PCI.pdf). Grande abraço.